segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alunos CPM assistiram documentário "Cabra Marcado Pra Morrer".

No último dia 20/07, os alunos CPM que se preparam para o Prêmio de Redação João Pedro Teixeira do Governo do Estado, assistiram o documentário "Cabra Marcado Pra Morrer" dirigido por Eduardo Coutinho. O filme foi produzido inicialmente em torno de 1964, onde com o Golpe Militar, teve suas gravações interrompidas, só voltando 17 anos depois com as filmagens, com a abertura política no Brasil. Neste período o diretor reencontrou alguns personagens do início das gravações, onde contaram como foram as filmagens  na época, além do próprio depoimento de Elizabeth Teixeira, reconstruindo assim a história das Ligas Camponesas em Sapé e da história do próprio João Pedro Teixeira. 
Para os alunos, assistir o documentário foi de fundamental importância para conhecimento maior da luta das Ligas Camponesas em Sapé e da história e luta também de João Pedro Teixeira, que neste caso, é o símbolo do prêmio estadual de redação, pois já se passaram 50 anos de sua morte. O que mais impressionou os alunos foi o depoimento firme da viúva Elizabeth Teixeira, contando como personagem participante da luta e de sua vivência com João Pedro. Os alunos ficaram bastante impressionados com a luta e sofrimento do casal de camponeses paraibanos.
Para o professor Sd Fontes, "assistir este documentário foi de fundamental importância para os alunos da equipe, pois estes visualizaram o depoimento de vários personagens que vivenciaram a luta das Ligas Camponesas na mesma época em que viveu também João Pedro Teixeira". 
Os discentes agora se preparam para visitar a casa em que viveu João Pedro Teixeira, que hoje se transformou no Memorial da Ligas Camponesas, no Sítio Barra de Antas na cidade de Sapé, no dia 04/08 (Sábado).








    

Nenhum comentário:

Postar um comentário