segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Equipe de História CPM visita Memorial João Pedro Teixeira.

No último sábado dia 04/08/2012 a Equipe de História do Colégio da Polícia Militar da Paraíba, que irá disputar o Prêmio de Redação João Pedro Teixeira visitou o Memorial João Pedro Teixeira, no Sítio Barra de Antas, na cidade de Sapé na Paraíba. O lugar é a casa onde viveu o líder das Ligas Camponesas na região e hoje foi transformada em Memorial pelo Governo do Estado. Além disso, a equipe aproveitou a oportunidade para visitar também o Memorial Augusto dos Anjos.
Organizada e orientada pelo professor Sd Fontes e com o apoio da direção da escola, na figura do Capitão Elmer e da Coordenação Pedagógica na pessoa de Janaína Lira, a equipe de história CPM teve uma aula extra-classe no Memorial João Pedro Teixeira, casa onde viveu o líder das Ligas Camponesas de Sapé e que é tema do concurso de redação oferecido pelo Governo do Estado. A visita ao local serviu como grande fonte de conhecimento para os alunos que se preparam para o prêmio de redação, tendo em vista que estes conheceram o local e a realidade de onde viveu João Pedro Teixeira e puderam observar que muitas lutas de 50 anos atrás permanecem até hoje, caracterizando uma continuidade histórica muito grande, pois os moradores daquela comunidade ainda lutam pelo direito da terra vivendo em acampamentos. No Memorial os alunos também puderam obter informações com um dos organizadores, chamado de Cândido Alan, que prestou total apoio e atenção aos discentes respondendo várias perguntas que surgiam na hora, além de fotos, recortes de jornais da época, dando informações do assassinato de João Pedro, das lutas, pinturas, poesias que encontravam-se nas paredes da casa. A equipe presenciou em loco o que já haviam estudado através de textos e do documentário "Cabra Marcado Pra Morrer" de Eduardo Coutinho.
Ainda na localidade a equipe conversou com Seu Antonio Epitácio da Costa (Antonio da balança), que tinha 15 anos na época da luta das Ligas Camponesas e da morte de João Pedro Teixeira, sendo tal conversa muito proveitosa no sentido da história oral, onde o mesmo falou sobre as lutas e um pouco do que lembrava sobre a vida das pessoas e do próprio João Pedro. Permanecendo na região, os alunos visitaram um acampamento de trabalhadores rurais que lutam ainda pelo assentamento na terra.
Os alunos colheram e obtiveram vários meios de conhecimento para terem a ideia da criação de suas redações que serão enviadas para a comissão julgadora do concurso.
Para os alunos, visitar o local onde viveu o João Pedro Teixeira foi de fundamental importância, pois mais do que a preparação para o concurso de redação, foi uma aula de cidadania, onde presenciaram uma realidade ainda muito dura para os trabalhadores rurais da região e viram também que ainda há muita coisa a se fazer para que cidadãos brasileiros tenham uma vida digna e honesta.
Aproveitando a oportunidade a equipe visitou o Memorial Augusto dos Anjos, no Engenho Santa Helena, local onde nasceu e viveu o escritor paraibano que é considerado um dos mais importantes do mundo. Passando pela casa da Negra Guilhermina, capela Santa Helena e a casa onde viveu Augusto, onde no quintal encontra-se o tamarindeiro que o escritor escrevia suas poesias sentado a sua sombra.
Com isso os alunos estão fechando a fase de estudo histórico sobre as Ligas e João Pedro Teixeira. O professor Sd Fontes também tenta contato com Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira 
JOÃO PEDRO TEIXEIRA AINDA VIVE!

















































2 comentários:

  1. Ai que orgulho de vocês!!!

    Parabéns, Fontes e Janaína!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fontes pela iniciativa! o/ ..... Vc tem sido um Profissional exemplo de competência, dedicação e dinamismo .... Sucesso \o/

    ResponderExcluir